quarta-feira, 21 de outubro de 2009



Esta semana nasceu mais um bebé cá no escritório

Sempre um bom motivo para “olhar” para o assunto.

ANIVERSÁRIO

Adivinhem de quem.

Lembrado (também pela Marta Soares Correia)

Entretanto, por cá, acontecem todos os dias

COISAS EXQUISITAS

Tirado daqui:

A mim, por exemplo aconteceu-me

O ESTRANHO CASO

DA PALAVRA QUE ME PERSEGUIU

Li este artigo e desisti logo de tentar pronunciar

a palavra estranhíssiíma que está no título

Decidi mesmo esquecer tudo, designadamente as pobres borboletas

mutiladas, em nome da ciência.

Porém, estava muito sossegada a ler este outro artigo:

http://www.nybooks.com

Quando me apareceu isto:

Obviamente que nunca mais na vida olho para

um relógio de sol da mesma forma...

(Aliás, Nuno Crato é responsável também pelo facto de o barulho das cigarras me trazer a visão sinistra de asas de insectos a bater a velocidades alucinantes, em vez da recordação nostálgica das tardes da minha infância. Se descobrir o texto respectivo ainda aqui o ponho um dia. Mas experimentem escrever no google as palavras "nuno crato cigarras" e perceberão que não estou assim tão doida.)


Voltando ao caminho, estava a ler o segundo artigo,

por causa desta belíssima gravura.

Que podemos apreciar numa

EXPOSIÇÃO

Onde podemos ver coisas que...já lemos:

Ou não:

Aqui: http://www.hrc.utexas.edu

Vale a pena visitar o site

Nos Açores, podemos acompanhar

uma bela

AVENTURA

Que se pode seguir aqui: http: azulprofundo

FLORES E JARDINS

nas narrativas de viagens

Um número antigo de uma publicação da Fundação Oriente

que merece reprodução de tão bonito.

É uma gravura de uma das flores de que mais gosto

e cuja estação está a chegar

Já agora, as sugestões da Ängela Lancaster

descobertas no Museu do Oriente

http://www.museudooriente.pt/

A Ängela desafia-nos a frequentar as Massagens

Indianas à Cabeça e as Purificações Matinais.

Eu arriscaria menos, e fivava-me por aqui:

24 de Outubro

PINTURAS MEHENDI

Na cultura hindu, a henna é usada em todos os grandes festivais.Nos casamentos as noivas pintam as mãos e os pés com intrincados desenhos que pretendem simbolizar a força do amor no casamento. Celebre a sua vinda ao Museu do Oriente adornando as mãos ao gosto da cultura hindu.

Horário: 15.30-18.00

24 de Outubro

WORKSHOP DE DANÇAS BOLLYWOOD

A junção das palavras Hollywood e Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra a indústria cinematográfica da India) deu Bollywood, a maior indústria de cinema indiana, a partir da qual se desenvolveu um estilo de dança resultante da fusão de danças indianas com outros estilos orientais e ocidentais. Venha dançar e deixar-se contagiar por este ritmo exótico!

Horário: 18.00

A INDIA

vista noutras paragens, particularmente habilitadas:

Aqui: Victoria and Albert Museum

Ilustração de Bernardo Marques

MODA

Parece que quem quer estar na moda,

não pode deixar de passar por aqui:

http://thesartorialist.blogspot.com

RETRATOS

De muita gente. Por exemplo, de Arpad e Vieira da Silva

E de Jorge de Sena

Deste fica também um poema:

Voz numa pedra

Não adoro o passado

não sou três vezes mestre

não combinei nada com as furnas

não é para isso que cá ando

decerto vi Osíris porém chamava-se ele

nessa altura Luiz

decerto fui com Isis mas disse-lhe eu que

me chamava João

nenhuma nenhuma palavra está completa

nem mesmo em alemão que as tem tão

grandes

assim também eu nunca te direi o que sei

a não ser pelo arco em flecha negro e azul

do vento

Não digo como o outro: sei que não sei nada

sei muito bem que soube sempre umas

coisas

que isso pesa

que lanço os turbilhões e vejo o arco íris

acreditando ser ele o agente supremo

do coração do mundo

vaso de liberdade expurgada do menstruo

rosa viva diante dos nossos olhos

Ainda longe longe essa cidade futura

onde «a poesia não mais ritmará a acção

porque caminhará adiante dela»

Os pregadores de morte vão acabar?

Os segadores do amor vão acabar?

A tortura dos olhos vai acabar?

Passa-me então aquele canivete

porque há imenso que começar a podar

passa não me olhaas como se olha um bruxo

detentor do milagre da verdade

a machadada e o propósito de não

sacrificar-se

não construirão ao sol coisa nenhuma

nada está escrito afinal


TEMPO E MEMÓRIA

Duas coisas raras, a que vale a pena dar atenção

e que Mário Soares tem para dar e vender

MÚSICA

Já não é a primeira vez que aparecem no Boião mas não vai ser a última porque eu não me canso de ir ver:

http://www.youtube.com


A Marta Soares Correia

propõe-nos que vamos até Penafiel:

O programa todo aqui:

http://www.escritaria.pt/penafiel09.html

Para a despedida

uma TAPEÇARIA

Porque está no tempo dela.

(o site do Museu onde podemos ver, vale a visita:

http://www.musee-moyenage.fr )

Que lá em casa nos é gentilmente oferecida.

Lembrei-me dela por ler este blogue http://quartarepublica

Fica pois como sugestão para o fim de semana.

Ou então...façam como a amiga da cigarra, a Formiga Bossa Nova

Bom fim de semana


Descobri agora que os textos de Nuno Crato podem ser lidos on line.

Basta clicar aqui http://aeiou.expresso.pt/nuno-crato=s24976¨

Sem comentários:

Enviar um comentário