sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O TEMPO


Continua frio


Alfred Stieglitz
Icy Night
1893


Tempo frio é uma boa razão para




(CLICK)












Eu, ando a dormir com este:












CARICATURAS






DAVID LEVINE
morreu tinha eu acabado de arrumar o meu calendário de parede de 2009, ilustrado com as suas caricaturas.
Podemos ler sobre ele e ver algumas caricaturas aqui: David Levine vf
Noutros sítios, escolhi duas caricaturas.
Esta, está-se mesmo a ver porquê:



E esta, porque me apetece:





George Washington
E porque assim, posso falar neste “livro” que andei a ler:







(E que recomendo aqui a um meu jovem vizinho

que diz que a América não tem história. )



E posso ainda sugerir estas coisas, uma que já vi e a outra que vou ver:









FOTOGRAFIA




José Morais / THE PORTFOLIO PROJECT>

Num sítio que vale a pena visitar: http://www.theportfolioproject.org/ porque é português e é bom.





LIVRARIAS





A “nova” Buchholz, no Largo Bordalo Pinheiro.

O sítio é muito bonito e os livros (o que resta deles) continuam a ser diferentes.

Mas ainda sabe a pouco.



Outra Livraria, ali perto, a Bertand do Chiado:









A Bíblia para todos em saldo e ...



... as novas “bíblias”, que nos deixam a todos com saldo nulo:










PORTO



A sugestão da Luisa Freitas e Costa para hoje é esta:







O programa está aqui: clubeliterariodoporto. Hoje fala-se galego.



Ora, isso lembra-me logo alguém de quem gosto muito

e um dos livros que tenho de que mais gosto

(e que me foi oferecido no Porto, por sinal e como sinal):









As palavras de Rosalia:






Continuando pelo Porto, recebi da Dulce Soares esta fotografia:



A acompanhar a fotografia uma breve nota da Dulce:



“Nas minhas deambulações Natalícias pelo Porto, na montra da Chaminé da Mota – espaço que, como sabe, por si só, justifica uma visita à cidade –, descobri o livro ideal para abrilhantar ainda mais nosso próximo Jantar de Natal, se é que tal é possível.

Como somos pessoas exigentes, não nos basta uma introdução ao tema, umas notas, alguns apontamentos. É fundamental não ficarmos por menos do que um “Tratado de danças de sala”, compilado pelos professores Bento José de Freitas e Menezes e António Rodrigues Ramalho, ainda que depois de ver o desempenho de alguns dos nossos colegas não tenha dúvidas que alguns não terão nada a aprender.”






Tudo verdade, digo eu! O Chaminé vale mais do que uma viagem.






Mas a Dulce não se ficou por aqui e ainda me mandou, por causa do último Boião, uma informação sobre a Casa Oficina António Carneiro no Porto:



Que encontrou aqui: salademuseu



E eu, enquanto procurava informação sobre a Casa Oficina, encontrei isto:




Katterine Carneiro.

Nasceu a 7 de Junho de 1896, em Nova Iorque.

Violinista.

Viuva de Cláudio Carneiro, compositor, nora de António Carneiro, pintor. Uma filha, um neto, um bisneto, todos nos EUA.

Vive sozinha na Casa Oficina.



Se clicarem na fotografia vão ter ao site onde a encontrei e que é muito interessante, estão lá dois mil anos de vida.







BRAGA




O regresso do Eduardo Peixoto Gomes ao Continente tem a vantagem (entre muitas outras) de nos lembrar a esta agenda:















TEATRO

É a sugestão da Neusa Henriques:










Por falar em meninos, lembrança de uma Mãe,

porque as mães ficam para sempre:





The mother

Pieter de Hooch



Bom fim de semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário